sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Plano de Mídia - Programa República

I – INFORMAÇÕES BÁSICAS

1.1 Produto
O programa República, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda, tem o formato de uma revista eletrônica e é voltado para o público jovem. Veiculado na TV Geraes, canal 2, o programa tem duração de 40 minutos, e é dividido em quatro blocos. Esta veiculação acontece às quartas-feiras, às 22:10h. Com conteúdo de variedades, apresentado através de entrevistas, coberturas de eventos e dicas sobre o mercado de trabalho, o República conta com a participação de acadêmicos de todos os períodos do curso de Publicidade, que assumem a posição de repórteres, apresentadores, produtores e roteiristas. O programa está aberto para a participação dos acadêmicos dos demais cursos das FIP-MOC. Há também uma reprise do programa aos domingos, às 15:00h.

1.2 Situação de Mercado
Pesquisas apontam que a televisão é o meio de comunicação de massa de maior abrangência e audiência entre a população do Brasil. O mercado televisivo na cidade de Montes Claros e região vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos, fato evidenciado pela diversidade de produções locais que estão sendo veiculadas atualmente. Os programas “Jeito Mineiro”, “Xis da Questão”, “Fala Doutor” e os programas jornalísticos produzidos pela InterTV são exemplos deste crescimento.

1.3 Concorrência
A concorrência do programa República deve ser considerada em dois níveis: Concorrência Direta e Concorrência Indireta. Nesta primeira, que corresponde aos programas das demais emissoras veiculados no mesmo horário, ou seja, quarta-feira às 22:10h e domingo às 15:00h, podemos citar Futebol 2009 (Rede Globo), Fudêncio e seus amigos e Furo MTV (MTV), Vende-se um véu de noiva (SBT), Superpop (RedeTV), Campeonato Brasileiro (Band), Poder Paralelo (Record), na quarta-feira e os programas Eliana (SBT), Tudo é Possível (Record) e Domingão do Faustão (Globo), Campeonato Brasileiro (Band), Transiçao Avanti Midia 3 (Rede TV) e Acesso MTV (MTV), no domingo. O programa local Xis da Questão pode também ser considerado um concorrente direto, embora seja veiculado em dia distinto; isso porque seu público-alvo é o mesmo do programa República.
A concorrência indireta, por sua vez, abrange os demais programas locais, uma vez que evidenciam um mesmo universo de significados.

1.4 Público-alvo
Por se tratar de um programa de variedades e entretenimento, o República tem como público-alvo jovens universitários, principalmente os acadêmicos matriculados nas FIP-MOC.

1.5 Objetivo de Marketing
Fortalecer a marca da instituição perante os acadêmicos das FIP-MOC e também atrair novos discentes para a mesma.

1.6 Estratégia de Marketing
Produzir um programa com conteúdo atraente e diversificado, que gere identificação com o público-alvo, a fim de gerar também uma identificação com a instituição que o promove.

1.7 Objetivo de Comunicação
Realizar uma divulgação adequada da transmissão do programa, bem como fidelizar o público cativo, superando assim os níveis de audiência da concorrência direta.

1.8 Estratégia de Comunicação
Manter um estilo dinâmico e descontraído sendo, ao mesmo tempo, informativo, como sugere o formato de revista eletrônica. Comunicar-se com o público-alvo não só através de linguagem adequada, mas também de cenários com cores e formatos que se aproximem do gosto jovem do público. O programa República deve, ainda, explorar a identidade cultural regional, através de matérias e entrevistas com ícones regionais. A utilização de mídias alternativas, como graphic floor, plotagem, perfil no twitter, espaço na web e de mídias convencionais como outdoor, spot serão o diferencial desta campanha.

1.9 Praça de Veiculação
Montes Claros – MG.

1.10 Período de Veiculação
A veiculação deve acontecer por período indeterminado. Há a intenção, por parte da instituição, de que o programa República entre para a grade televisiva local de forma definitiva.

1.11 Verba Disponível
R$5.000,00 (Cinco mil reais)



II - OBJETIVOS DE MÍDIA

2.1 Alcance
O alcance determinado para a campanha do programa República será de Médio Alcance, tendo em vista que no primeiro semestre do ano de 2010 será desenvolvida uma campanha de relançamento do produto, objetivando o aumento de visibilidade, apesar de o República não se configurar como um programa líder, e possuir limitações quanto a sua transmissão.

2.2 Freqüência Média
O programa República terá Alta Frequência Médio, considerando o quesito que o define como um programa que sugere hábito, com público infiel e que objetiva o aumento de vendas (maior visibilidade).

2.3 Continuidade
A continuidade do programa República será linear, pois apresenta as seguintes características: produto de consumo horizontal (sem sazonalidade) e de alta freqüência de transmissão que não possui grande diferenciação (produto comum), e público de baixa fidelidade.


III - ESTRATÉGIAS DE MÍDIA

3.1 Classificação dos Meios

3.1.1 Meio básico
A televisão será o meio básico escolhido para a veiculação do programa República, por ser uma mídia que atende às necessidades de visibilidade quase completamente. Utilizaremos um VT de 45’’.

3.1.2 Meio complementar
Serão utilizados como meios complementares; mídias alternativas (móbile, ponto de ônibus, adesivo de espelho); mídia out of home (telas de led).

3.1.3 Meio de Apoio
Como meio de apoio definimos spots na Rádio FIP e em rádios comerciais, outdoor, e um espaço na Internet (Twitter, Orkut, Portal Mundo Publicitário,).



IV – CRONOGRAMA DE VEICULAÇÃO

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