sábado, 7 de novembro de 2009

Tenha sempre um plano em mãos!

A sociedade de consumo, caracterizada pela diversidade de serviços e produtos oferecidos e pela necessidade constante de aquisição dos mesmos, está em constante mutação, e estas mudanças acontecem de forma rápida. Para acompanhar as mudanças não basta apenas dispor produtos no supermercado, esperando que estes sejam consumidos. É necessário, para atingir o cliente cada vez mais exigente, desenvolver técnicas para atrair sua atenção e conquistar sua preferência.
Neste cenário, entra o profissional de mídia, que assume a responsabilidade de administrar de forma eficaz o investimento feito pelo cliente, no intuito de estabelecer contato com o público almejado, através dos veículos e meios de comunicação.
O planejamento, então, faz-se essencial, para definir de forma organizada o objetivo pretendido, realizando uma análise do mercado, da concorrência, do público e dos objetivos de venda. Desse planejamento de mídia origina-se o plano de mídia, que corresponde ao documento gerado com as informações que direcionarão a veiculação da campanha.
É preciso fazer um roteiro do plano de mídia, dispondo os itens deste plano de forma lógica e organizada. O objetivo deste roteiro é proporcionar maior facilidade no momento da realização do trabalho que será apresentado ao cliente.
O desenvolvimento do pensamento estratégico é essencial para colocar em prática as definições feitas no plano de mídia. Este, por sua vez, abrange a quantidade de pessoas a serem atingidas, com que intensidade e por quanto tempo isto será feito.
Em seguida, passa-se à etapa de estratégia de mídia, em que são selecionados os meios a serem utilizados para alcançar o objetivo definido. Elabora-se um cronograma de veiculação, que servirá como facilitador da visualização destes meios e o período em que esta utilização acontecerá. Definem-se, então, táticas de veiculação, a partir da análise de dados diversos, como penetração, índice de afinidade e rentabilidade dos programas de TV, seleção dos veículos e conteúdo editorial.
O projeto Multidisciplinar deste período tem como resultado final a produção de um bloco para o programa República. Para realizar a divulgação deste bloco, foi desenvolvido um plano de mídia, contendo, detalhadamente, os meios que seriam utilizados para a veiculação, bem como o período em que isto ocorreria. Além disso, há uma justificativa para a escolha de cada mídia, o que evidencia a preocupação e o compromisso com o propósito de atrair telespectadores.

0 comentários: