quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Estratagemas do marketing

O Planejamento Estratégico de Marketing vai muito além da análise de mercado a partir do estudo do produto, do público-alvo e da concorrência; envolve, principalmente, a elaboração de um plano estratégico que direcione as ações a serem executadas, no sentido de alcançar os objetivos da empresa de maneira harmônica e eficaz.

Para formular este plano, o profissional segue etapas imprescindíveis: definição da missão corporativa, análise de mercado (levando-se em conta as variáveis internas e externas que exercem influência sobre a empresa), estabelecimento dos objetivos, formulação de estratégias, implementação das ações definidas, adequação e controle de todo o processo desenvolvido.
A empresa, antes de conquistar e fidelizar clientes, deve preparar-se para as mudanças exigidas pelo mercado, adaptando-se da melhor maneira possível. O bom planejamento permite que tais mudanças sejam realizadas, adequando-se às possibilidades e recursos, da empresa sem comprometer, contudo, seu relacionamento com o cliente e o sucesso de suas vendas.

No atual cenário da globalização, em que as mudanças e inovações tecnológicas são cada vez mais constantes, o planejamento estratégico de marketing assume uma posição importantíssima, uma vez que permite a previsão dos acontecimentos e a consequente preparação para o que acontecerá no futuro. Como afirmam Armstrong e Kotler (1995, p. 41), “o plano estratégico é o processo de desenvolvimento de uma estratégia formal para a sobrevivência e o crescimento da empresa a longo prazo”.

Para o Projeto Multidisciplinar deste semestre foi desenvolvida uma análise de mercado, a fim de verificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do Programa República para, a partir de então, elaborar estratégias para destacar-se frente à concorrência e, ao mesmo tempo, atingir o público-alvo satisfatória e definitivamente.

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