quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Televisão e Publicidade - até que a morte as separe

Sabe-se que os programas de televisão são instrumentos fortíssimos de influência na mente do telespectador, que vê representadas diferentes realidades, construídas sob um aspecto mercadológico. Tal influência contribui para o surgimento de novos padrões éticos e estéticos da sociedade.
Não há um comprometimento, por parte da televisão, com a retratação do real. A cultura se baseia em um conjunto de sistemas simbólicos, o que torna inviável o acesso direto à realidade.
O conteúdo televisivo, embora muitas vezes classificado como informativo ou como tele-realidade, é produzido de forma a satisfazer o que interessa e instiga o telespectador. Essa construção de conteúdo é parcial e limitada, já que não toma a realidade como base, e sim interesses comerciais.
A importação de fragmentos do mundo real para o ficcional cria efeitos de naturalidade, camuflando os interesses econômicos embutidos em toda essa confusão de planos.
A Publicidade, entendida como forma de promover uma empresa, bem ou serviço, a fim de despertar interesse de compra em potenciais consumidores, liga-se grandemente à televisão por ser um dos veículos de comunicação de massa que transmite as informações aos telespectadores, que poderão se converter em consumidores. Além do papel de veículo, a televisão assume também o papel de empresa, que tem seus produtos anunciados, buscando a audiência e a obtenção de lucros.
No Brasil, predomina a televisão comercial, em que impera uma produção regulada pelo consumo. A Publicidade é afetada por essa lógica econômica, e seu papel na televisão divide-se entre a promoção do anunciante e sua força como elemento de sustentação da emissora.
O gênero televisivo, por sua vez, nada mais é que uma estratégia da comunicação, que distingue em categorias culturais um programa de outro. Esta classificação de gêneros feita pela televisão é, na verdade, uma estratégia para captar audiência, pois o gênero deixa subentendido que determinado tipo de conteúdo será transmitido, o que nem sempre acontece.
A TV e a Publicidade desenvolveram uma relação de interdependência, visto que ambas têm seu conteúdo contaminado pelo caráter promocional. Seguindo esta lógica de interesse comercial, as inserções publicitárias não se limitam apenas a intervalos comerciais; passam a aparecer difusas entre a programação televisiva, atingindo o telespectador de forma mais inesperada e, muitas vezes, eficaz. É o chamado merchandising.
O que se sabe é que a relação entre Publicidade e Televisão é não apenas necessária, mas inevitável. O desenvolvimento de técnicas e formatos cada vez mais criativos, por parte da Publicidade, tendo a finalidade de influenciar hábitos de consumo no público, vão ao encontro dos interesses de manter uma relação próxima com os telespectadores.
Cabe, todavia, ao telespectador, reconhecer o tipo de realidade que lhe é apresentada, verificando a coerência e veracidade do discurso oferecido para, então, posicionar-se diante dos fatos.
O Projeto Multidisciplinar deste período buscou identificar o gênero televisivo preferido pelos acadêmicos das Fip-Moc, para então produzir um conteúdo capaz de atrair a atenção do target, ao mesmo tempo em que conquista sua fidelidade.

0 comentários: